Em dezembro do ano passado, dei consultoria a uma pequena empresa brasiliense no ramo de publicidade. A proprietária se ressentia da inércia e da repetição de velhos padrões que impediam-na de usufruir mais dos benefícios daquilo que havia conquistado.
Formulamos uma visão arrojada, e o mapa estratégico mostrou que havia todo um trabalho de organização a ser feito na base dos processos antes que pudessem avançar na captação de novos clientes.Veio a pandemia e, se não tivessem se organizado, não somente não teriam aumentado a produtividade como mal poderiam sobreviver.
Em pouco tempo, com a casa arrumada, a empresa virtualizou seus processos e, com as adaptações necessárias, organizou-se num “bote salva-vidas” que vem permitindo uma lenta, porém consistente, retomada dos negócios. Estratégia é assim: quem não tem a sua, acaba rebocado pela dos outros.
É por isso que compartilho com vocês um vídeo que contempla definições e ferramentas relativas à gestão da estratégia. É um resumo do método que venho utilizando e aprimorando nos últimos 25 anos de atuação como consultor e líder de equipes. Tal forma de trabalhar foi já testada em organismos internacionais, governos e empresas, sempre gerando muita aprendizagem e avanços.